Rota das Bandeiras conclui terceira etapa das obras de canalização do Córrego Invernada

Trabalho foi realizado no trecho entre a rua Campos Salles e a empresa Unilever, em Valinhos. Investimento da Concessionária foi de R$ 5,5 milhões

A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro de rodovias, entrega nesta sexta-feira, 22 de novembro, a terceira e última etapa das obras sob sua responsabilidade para canalização do Córrego Invernada, em Valinhos. As intervenções desta etapa foram executadas no trecho da avenida Invernada entre a rua Campos Salles e a empresa Unilever. O investimento da Concessionária foi de R$ 5,5 milhões.

Nesta etapa dos trabalhos, iniciada em maio/2019, a Rota das Bandeiras executou a canalização de cerca de 700 metros do Córrego Invernada e de seu afluente localizado na altura da rua Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. Além disso, foi feita toda a proteção do talude do córrego com concreto para evitar o risco de erosões e implantado o paisagismo às margens do Invernada. A seção hídrica do córrego também foi ampliada para garantir maior capacidade de vazão da água.

A execução das obras de canalização do Córrego Invernada foi assumida pela Rota das Bandeiras com a concessão do Corredor Dom Pedro, em abril de 2009, após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Dersa e o Ministério Público como compensação pelo passivo ambiental gerado pela construção do primeiro trecho do anel viário Magalhães Teixeira (SP-083), entre as rodovias D. Pedro I (SP-065) e Anhanguera (SP-330), em 2001. As obras foram iniciadas em 2016 e, durante as três etapas de trabalhos, contemplaram os 800 metros de canalização do córrego, além de mais 200 metros de seu afluente.

De acordo com a Rota das Bandeiras, as obras de canalização do Córrego Invernada integram um pacote de obras de macrodrenagem do município, que também contempla intervenções sob responsabilidade da Prefeitura e da empresa Unilever, para minimizar os problemas relacionados às enchentes em Valinhos.

Todo planejamento e execução das obras foram previamente discutidos e acompanhados pela Prefeitura de Valinhos e pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Com a conclusão das obras de canalização do Córrego Invernada, neste momento restam apenas intervenções pontuais no local, sob responsabilidade da Prefeitura.

Foto: Divulgação / Rota das Bandeiras 

Rodovias do Tietê/ARTESP realizou mais uma edição ...
Mais de 350 pessoas participam das atividades do ‘...

Posts Relacionados