Com apoio da CCR NovaDutra, atividades levam ensinamentos sobre a segurança no trânsito para alunos

Os professores dos municípios participantes do programa Caminhos para a Cidadania estão com um novo canal de ensino para a formação de futuros motoristas. Isso porque, o Instituto CCR, que completou 5 anos em 2019, conta com uma plataforma de Ensino a Distância (EAD), com conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre educação no trânsito e cidadania para a formação de professores da rede pública de ensino fundamental. O programa Caminhos para a Cidadania, realizado pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, atua a fim de que segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania sejam pautas prioritárias na sociedade. Com abordagem didático-pedagógica, o programa ajuda na construção de uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos.

"Por meio da plataforma de EAD, o Caminhos para a Cidadania reforça o seu compromisso e a sua atuação com os educadores das cidades lindeiras participantes no programa. Dessa forma, conseguimos garantir mais interação, inclusão e acompanhamento das ações e atividades realizadas", afirma Ariane Teles, Agente de Sustentabilidade e coordenadora do programa.

Formação online

Por enquanto, a formação online é para os professores, mas, para 2020, está previsto um espaço de interação com os alunos. A ação também preza pela sustentabilidade. Todo o conteúdo digitalizado irá substituir os livros impressos nos próximos anos, o que amplia o alcance do material. O programa, que existe desde 2002, já beneficiou mais de 3,4 milhões de alunos de 4º e 5º anos e, agora, pode ganhar uma escala inédita no Brasil, promovendo a difusão da educação no trânsito por meio de vídeos, animações e conteúdos online.

Ao todo, o programa já capacitou mais de 127 mil educadores, em 118 municípios. Presente em três estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná), a ação alcançou, apenas neste ano, mais de 200 mil estudantes. Na via Dutra, o programa está presente em 12 municípios: Santa Isabel, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Resende, Itatiaia, Piraí, São João de Meriti e Rio de Janeiro.

Sobre o Instituto CCR: Completando 5 anos em 2019, o Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de estruturar a gestão de projetos de Responsabilidade Social apoiados há mais de 15 anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Cultura e Esporte; Educação e Cidadania; Meio Ambiente e Segurança Viária; Saúde e Qualidade de Vida. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado cerca de 600 projetos para mais de 150 cidades no Brasil e no exterior, que, desde 2003, já beneficiaram 10,7 milhões de pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 23 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.