• Governança Corporativa

  • Conheça Nossas Políticas

Governança Corporativa

A Governança da ABCR foi constituída pautada na preocupação em criar mecanismos que demonstrem a transparência na gestão estratégica da Associação e o acompanhamento das atividades desenvolvidas pela administração e seus representantes.

 

A ABCR adota como linha de atuação a transparência, a prestação de contas e a responsabilidade de representar suas associadas de forma a garantir a defesa da livre iniciativa e da ampla concorrência, preservando a liberdade de escolha e atuando de forma colaborativa para o bem estar da sociedade. Todos os colaboradores são orientados constantemente quanto a execução de suas atividades baseadas na ética e transparência, de acordo com a cultura da Associação e seu respectivo Código de Conduta Ética.

 

Para tanto, a ABCR conta com um Conselho Diretor que estabelece estratégias de avaliação e desempenho da Associação, onde os Conselheiros atuam de forma recorrente e ativa para garantir o adequado andamento de suas tomadas de decisão de forma sustentável, eficaz e segura.

 

ORGANOGRAMA

                 PRESIDENTE

                       ABCR

             VICE- PRESIDENTES

                  GRUPO CCR

                  ARTERIS S/A

                 ECORODOVIAS

               AB CONCESSÕES

                  ODEBRECHT

              INDEPENDENTES

PRESIDENTE

ABCR

VICE- PRESIDENTES

GRUPO CCR

ARTERIS S/A

ECORODOVIAS

AB CONCESSÕES

ODEBRECHT

INDEPENDENTES

                             GRUPO CCR

                           ECORODOVIAS

                                ARTERIS

                

                          PRESIDENTE EXECUTIVO

                       César Augusto Rabello Borges

                        DIRETOR SUPERINTENDENTE

                            Flávio Viana de Freitas

                            DIRETOR REGIONAL

                           Alexandre Barra Vieira

                       DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

                                 Raul Viana

                         

COMITÊ JURÍDICO

O objetivo do Comitê é o intercâmbio de experiência e conhecimento entre seus membros associados da ABCR como alterações regulatórias que gerem impactos diretos às empresas associadas e ao mercado, bem como, a propagação e produção de conteúdos relacionados à Governança Jurídica de forma a apoiar as conduções do tema tanto interna, como externamente. É também o objetivo representar o setor de concessões rodoviários em âmbito judicial e administrativo.

COMITÊ DE ÉTICA

O Comitê tem como objetivo assegurar a efetividade do Código de Conduta da ABCR. Para tanto, caberá ao Comitê a apuração, a avaliação, a deliberação e a indicação de recomendações para a tomada de decisões pelo Conselho Diretor da ABCR sobre assuntos relacionados ao(s) desvio(s) de conduta(s) estabelecido no referido Código.

COMITÊ DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

O Comitê tem o objetivo de coordenar ações relacionadas ao desenvolvimento institucional, por meio de discussões sobre projetos que promovam a ampliação e o fortalecimento da rede de relacionamentos com entidades públicas, privadas e áreas internas da ABCR, visando a o melhor posicionamento da ABCR como representante de suas associadas.

COMITÊ DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E OUVIDORIA

O comitê tem o objetivo de  coordenar ações de comunicação da associação, buscando zelar pela conformidade, coerência e credibilidade das informações entre todas as associadas participantes e também nas ações de divulgação para os públicos de interesse da ABCR.

Comitês de Negociação Sindical e Coletiva RJ

O Comitê tem como objetivo dirimir dúvidas e orientar as empresas associadas, acerca das rotinas envolvidas nas relações empresa e empregado, assim como, elaboração de defesa e acompanhamento de representação das Associadas com participação direta nas negociações de convenções coletivas e assessoria de acordos coletivos.

COMITÊS TÉCNICOS

A ABCR possuí 3 Comitês Técnicos, Assuntos Ambientais, Engenharia e Operações e Atendimento ao Usuário, que funcionam de forma recorrente dando apoio a Diretoria Executiva da Associação, contribuindo com consultas e audiências públicas, organizando workshops e treinamentos técnicos, desenvolvendo trabalhos especializados em cada um dos seus respectivos temas.

Atuam na ABCR, diversos grupos de trabalhos com foco no debate sobre medidas, normativos, propostas e soluções para a evolução do programa de concessões de rodovias.

POLÍTICAS CORPORATIVAS

Política Anticorrupção

Esta política demonstra que a ABCR não é conivente com atos de corrupção e define regras e diretrizes pautadas na Lei 12.846/13 (Lei Anticorrupção) e demais legislações aplicáveis, para conduzir todas as atividades com ética, transparência, independência, integridade e regularidade de forma a assegurar a credibilidade e a imagem de nossas associadas.

Política de Compliance

Esta Política tem como objetivo estabelecer diretrizes de Compliance em todos os níveis hierárquicos, além de disseminar a cultura e prática de Compliance, demonstrando a importância de conhecer e cumprir leis, regulamentos e disposições legais internas e externas.

Política de Doação e Patrocínio

Esta Política tem como objetivo estabelecer diretrizes para análise, aprovação e realização de doações e patrocínios.

 

 

Política de interação com agentes públicos

Esta política visa mitigar o risco de exposição da ABCR na interação com Agentes Públicos, exigindo mais cuidados e a adoção de procedimentos e regras específicos de integridade.

 

Política de Privacidade de Dados

Esta Política tem como objetivo estabelecer as regras sobre a obtenção, uso e armazenamento dos dados e informações coletadas dos internautas e usuários, além do registro de suas atividades.

Política de Brindes, Presentes, Viagens e Hospitalidade

Esta Política tem como objetivo estabelecer diretrizes para o recebimento ou oferecimento de brindes, presentes, viagens e hospitalidade no âmbito entre a ABCR e qualquer um de seus Integrantes.

 

CÓDIGO DE ÉTICA

Este documento reforça os princípios, valores, finalidades e objetivos expressos no Estatuto Social da ABCR pautando as nossas atitudes em princípios éticos e valores defendidos pela Associação, ampliando a qualidade do desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.

 

POLÍTICA DE PREVENÇÃO A CONFLITO DE INTEREsses

Esta Política tem como objetivo estabelecer as regras corporativas a serem observadas em relação à identificação e mitigação de possíveis situações de conflito de interesses entre a ABCR e qualquer um de seus Integrantes.

 

Política de Contratação e Monitoramento de Terceiros

Esta Política tem como objetivo regular o processo de seleção, due diligence, contratação e monitoramento de qualquer pessoa, física ou jurídica, que atue em nome, no interesse ou em benefício da ABCR, preste serviços, forneça bens ou seja um parceiro comercial, incluindo, sem limitação, agentes, consultores, despachantes, fornecedores ou outros prestadores de serviços (“Terceiros”).