Índice ABCR
aguarde... carregando dados para apresentação
Índice ABCR seta

ESCLARECIMENTOS SOBRE O ÍNDICE ABCR

 

  • O índice é calculado com base no fluxo total de veículos que passa pelas praças pedagiadas. O número índice, cuja base média de 1999=100, foi construído com informações de fluxo pedagiado de 33 concessionárias e é composto atualmente pelas informações das praças de 51 concessionárias.

 

  • O passar dos anos mostrou a grande relevância do índice ABCR na análise conjuntural da economia brasileira, dado que é um indicador de alta frequência e que se correlaciona com indicadores econômicos relevantes, como o PIB, a produção na indústria, as vendas no comércio varejista, os salários, entre outros.

 

  • O índice ABCR é dessazonalizado com base no método X-12 ARIMA. Trata-se de uma combinação de uma regressão linear da função média com a regressão para os termos de erro, que são modelados segundo um modelo ARIMA. O processo de modelagem ARIMA faz uma projeção da série analisada para trás e para frente, escolhendo a especificação que resulta na melhor aderência; o resultado é uma maior confiabilidade para os resultados mais recentes e uma maior suavização da série ao longo da amostra. O X-12 permite outros avanços, como a inclusão do efeito de dias úteis, efeitos do tipo ano bissexto, detecção automática de outliers, mudanças de nível ao longo das séries e escolha automática da forma de decomposição da série (que pode ser multiplicativa, aditiva ou pseudo-aditiva). No procedimento, ainda foram considerados efeitos específicos para o calendário brasileiro.

 

  • Quando ocorre a entrada de novas praças, para evitar distorções nas variações, as informações são computadas, porém não entram no cálculo do indicador até que ocorra uma nova revisão da base, quando houver dados disponíveis para dois anos ou mais, pois é assim possível observar um padrão sazonal. Por exemplo, com a revisão da base em agosto deste ano, foram incluídas 35 novas praças em 5 novas concessionárias.
  • Quando há mudança de cobrança (unidirecional ou bidirecional) são utilizados alguns ajustes para corrigir as distorções geradas. O padrão utilizado é a cobrança bidirecional.

 

  • O índice ABCR considera apenas o fluxo das rodovias sob concessão privada.

 

  • A ABCR e a Tendências Consultoria Integrada não calculam números-índices para cada concessionária. O cálculo é feito com base no fluxo de cada concessionária, mas o número índice é calculado apenas para o país, índice agregado Brasil e para os quatro estados, índices regionais, de maior representatividade no índice.

Fluxo Nacional
Faça o download da planilha completa da consultoria Tendências, que contém a série histórica dos dados.
Sobre o Índice ABCR

Informações sobre o método de calculo do Índice ABCR.


Mais Informações
Andrea Lie
Telefone: (11) 3169.9310 andrea.lie@mslgroup.com

Diego Lima
Telefone: (11) 3169.9314 diego.lima@mslgroup.com