Índice ABCR
aguarde... carregando dados para apresentação
Notícias seta
Fique Atento
BID lança curso para o desenvolvimento de Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil
11-11-2015

 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) oferece o curso em português Alianças Público-Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil por meio de seu espaço na plataforma digital edX, fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O curso massivo (MOOC, na sigla em inglês) é o segundo da plataforma em português.

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) transformaram-se em um instrumento essencial para o crescimento produtivo, econômico e social dos países da América Latina e Caribe. Entretanto, o desenvolvimento e implantação das PPPs apresentam limitações nas capacidades técnicas dos responsáveis, especialmente no setor público.

Para sanar essa lacuna, IDBx desenvolveu o primeiro MOOC disponível em português que ensina a planejar, elaborar e implantar PPPs para projetos de desenvolvimento, e compartilha experiências de instituições internacionais líderes sobre a utilização efetiva deste mecanismo, fornecendo ideias, soluções e lições aprendidas para enfrentar os desafios ou restrições em capacidades técnicas e administrativas no setor público da Região.

As lições são aplicáveis a distintos setores como infraestrutura, saúde, educação, banda larga, e setor fiscal, levando em consideração os contextos de países como o Peru, México, Colômbia e Brasil. Durante as cinco semanas do curso, os estudantes vão entender os incentivos, interesses e papeis dos diferentes atores em cada uma das fases do ciclo de uma PPP, com destaque para:

  • Conceito de PPPs e as vantagens para o desenvolvimento da região: definição, financiamento, planejamento e gestão de projetos
  • Princípios e elementos do marco geral de uma PPP: análise da política de uma PPP e do marco legal
  • Fases do ciclo de gestão de uma PPP: administração geral do programa, identificação e seleção de projetos, estruturação do projeto e elaboração do contrato, e licitação, negociação e supervisão

Em todos os temas serão utilizados estratégias e recursos de última geração, vídeos com mais de 30 especialistas brasileiros e internacionais em português, atividades de conhecimento, exemplos de experiências na região, fóruns de discussão, bibliografia atualizada e casos variados acompanhados de exercícios práticos e empíricos.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Sobre a edX

Desde 2014 o BID se associou à plataforma edX, empresa sem fins lucrativos de aprendizagem on-line fundada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que oferece cursos online de mais de 40 universidades. O BID foi a primeira organização especializada na América Latina e no Caribe a criar cursos através da plataforma e também é o responsável pelo seus primeiros cursos em português. O curso Liderando o Desenvolvimento Sustentável das Cidades já está em andamento

O que: MOOC Alianças Público-Privadas para o Desenvolvimento: Implementando Soluções no Brasil

Data da abertura do curso: 17 de novembro

Custo: Gratuito

Duração: 5 semanas, com dedicação de 6 horas semanais

Dúvidas: idbx@iadb.org

Inscreva-se aqui


Fonte: BID

Leia também
Buscar Notícias Sala de Imprensa
Por data
De:
Até: