Índice ABCR
aguarde... carregando dados para apresentação
Notícias seta
Releases e Notas
Triunfo Concebra utiliza poços artesianos nas bases do trecho de concessão
25-03-2019 11:48

A Triunfo Concebra é participante do Pacto Global e busca em seus programas atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles o ODS 6 que visa garantir a gestão sustentável e o acesso à água e ao saneamento para todos até 2030.

No trecho de concessão das BR-060, BR-153 e BR-262 no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais administrado pela Concessionária a água é oferecida por meio de captação em poços artesianos, que em geral, possuem melhor qualidade física, química e biológica.

Um poço artesiano consiste na captação de água subterrânea em diversos aquíferos, mas requer cuidados e críterios a serem observados e seguidos. Com isso, a área de Meio Ambiente e Qualidade da Concebra busca a autorização e acompanhamento pelo órgão ambiental competente para realizar esse tipo de captação e faz medições para controle de captação e monitoramento da disponibilidade hídrica.

Nesta medição realizada pela Concessionária se verifica o nível estático (quando a água confinada está parada) e dinâmico (referente ao bombeamento dentro do confinamento da água na rocha). É utilizado um medidor de nível de fita para verificar se a disponibilidade de água subterrânea é suficiente para o abastecimento do local, ou se existe um rebaixamento do curso hídrico causando a insuficiência do abastecimento. Já para medições de captação destinada para consumo humano e hidrossanitário é realizada o monitoramento através de hidrômetros instalados nos poços tubulares.

As medições de disponibilidade hídrica ocorrem no estado Minas Gerais, por ser uma exigência do Órgão Ambiental correspondente, sendo a captação monitorada através de hidrômetro em todo trecho de concessão.

De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos estima-se que mais de 2 bilhões de pessoas não dispõem dos serviços mais básicos de acesso à água e ao saneamento.


Fonte: Triunfo Concebra

Leia também
Buscar Notícias Sala de Imprensa
Por data
De:
Até: