Índice ABCR
aguarde... carregando dados para apresentação
Notícias seta
Releases e Notas
Em 9 meses, Rota dos Coqueiros recolhe 117 toneladas na via pedagiada do Paiva
25-10-2018 12:04

Por incrível que pareça, muita gente ainda joga papel, embalagem de alimento, pontas de cigarro ou até mesmo latinha de refrigerante, enquanto anda na rua. No volante isso também acontece. A pessoa abre o vidro e simplesmente lança livremente ao ar livre. A Concessionária Rota dos Coqueiros – via pedagiada que dá acesso a praias do litoral sul e à Reserva do Paiva – fez um balanço do montante recolhido este ano, pela equipe de manutenção, entre os 6,5 quilômetros do Sistema do Paiva. O resultado impressiona.

Só entre janeiro e setembro, foram recolhidas 117 toneladas de resíduos sólidos. Entre os itens encontram-se metais, papeis, plásticos, lixo orgânico, entre outros. Para manter tudo em ordem, são realizadas diariamente atividades de varrição, limpeza de pista e recolhimento de resíduos. É uma operação cara. Ano passado, foi investido total de R$ 731 mil com manutenção, conservação da via, estrutura, segurança e ações de sustentabilidade.

"Mais que fazer a limpeza do Sistema, nossa preocupação também é com a segurança viária dos usuários que passam pela via", adiantou a gerente geral da Rota dos Coqueiros, Rafaela Elaine. Segundo ela, todo o material recolhido na pista ou entorno dela é separado, pesado e armazenado em uma área, antes de seguir para a coleta seletiva do município ou a empresa que realiza destino de resíduos.

Mutirões

Além desses serviços na via, a Primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Pernambuco e a primeira PPP de rodovias do País também realiza diversas ações de responsabilidade, ao longo do ano, no entorno do Sistema. Mês passado, por exemplo, realizou dois mutirões de limpeza, na orla de Barra de Jangada, para recolher resíduos deixados na praia por usuários. Foram recolhidos 237 quilos de lixo. Entre os itens, latinhas de refrigerante, garrafas PET, embalagens em geral. Na ação chegaram a encontrar uma televisão e um colete salva-vidas na natureza.

A ação – que contou a participação de alunos da Escola Municipal Aluísio da Cunha Moraes, de Jaboatão dos Guararapes - integra o programa de sustentabilidade da Rota dos Coqueiros, que conta com um fundo socioambiental para financiar e realizar atividades nos municípios do entorno da rodovia. Os recursos são provenientes de parte da receita da operação, com o pagamento do pedágio pelos usuários. 


Fonte: Rota dos Coqueiros

Leia também
Buscar Notícias Sala de Imprensa
Por data
De:
Até: