Índice ABCR
aguarde... carregando dados para apresentação
Notícias seta
Releases e Notas
Triunfo Concebra realiza simulado de acidente em Minas Gerais
25-09-2018 17:19
Ação tem como objetivo aperfeiçoar equipes de atendimento

A Triunfo Concebra promoveu simulado de acidente com produto perigoso na BR-262, km 814+500, sentido oeste, em Uberaba/MG. A ação contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O simulado que aconteceu às 10h no sábado (22) envolveu uma carreta carregada de produto perigoso, um veículo de passeio e uma van. A ação durou cerca de duas horas, com objetivo de qualificar cada vez mais as equipes de atendimento de emergência.

Mais de 55 profissionais participaram da simulação, entre eles equipes de resgate, médicos, operadores de tráfego e equipe de liderança da Triunfo Concebra, além militares do Corpo de Bombeiros e demais parceiros.

O simulado contou com algumas reproduções de atendimento, primeiros socorros, triagem de feridos, encaminhamentos aos hospitais e tratativas do local com carga perigosa. Para a realização da atividade a dinâmica do acidente foi de uma colisão da carreta, carregada com produto perigoso, na lateral da van e ainda, do veículo de passeio na traseira da mesma carreta. A simulação contou com veículos da Concessionária, das viaturas de combate à incêndio, resgate e salvamento do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e dos demais parceiros, além das equipes de atendimento.

A importância do simulado é reforçar os procedimentos do Plano de Atendimento de Emergência, incluindo ocorrências com produtos perigosos, demonstrando quais são os acionamentos e a ação durante uma ocorrência, além de aprimorar a comunicação e integração entre os demais participantes.

Simulação

No acidente envolvendo três veículos, houve nove vítimas envolvidas na ocorrência, sendo duas em estado grave (motorista veículo de passeio e passageiro ao lado do motorista da van), duas em estado moderado (dois passageiros da van) e cinco em estado leve (motorista da carreta, motorista e três passageiros da van).

Dinâmica de acionamentos do simulado/acidente:

1º - Viatura de Inspeção de Tráfego da Triunfo Concebra chegou ao local, sinalizou e repassou as informações para o Centro de Controle de Operações da Concessionária

2º - Equipe da Unidade de Socorro Básico da Concebra identificou a quantidade de vítimas e as condições, começa o desencarceramento

3º - Corpo de Bombeiros atuou no resfriamento da carreta carregada com produto perigoso e mitigação dos riscos de explosão

4º - Equipe da Unidade de Socorro Avançado da Concebra realizou a triagem das vítimas e direcionamento às unidades hospitalares com apoio dos demais parceiros (UR Bombeiros e SAMU)

5º - Caminhão pipa da Concessionária apoiou o Corpo de Bombeiros na lavagem da pista

6º - Equipe de emergência ambiental realizou a contenção do produto derramado e recolhimento dos resíduos, preservando o meio ambiente

7º - Viaturas de atendimento da Triunfo Concebra realizaram a remoção de veículos e posterior liberação da pista


Fonte: Triunfo Concebra

Leia também
Buscar Notícias Sala de Imprensa
Por data
De:
Até: