Índice ABCR
aguarde... carregando dados para apresentação
Notícias seta
Releases e Notas
Fórum Estadão: investir em logística é melhor que subsidiar ineficiência, dizem especialistas
09-11-2017 12:27
Logística não segue avanço do agronegócio

Representantes do agronegócio e de logística do País afirmam que é mais interessante investir em infraestrutura do que "subsidiar sua ineficiência". A declaração foi feita pelos participantes do painel "Os desafios para o escoamento da produção agropecuária", no Fórum Estadão - Logística e Infraestrutura no Agronegócio, que é realizado nesta manhã, em São Paulo, no Estadão. O presidente executivo da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Luiz Baldez, explicou que seria mais eficiente se o dinheiro investido em políticas de subsídios à safra agrícola, como os leilões de preços mínimos, fosse revertido para reduzir o custo de infraestrutura. "Essa conta precisa ser feita pelo Estado", afirmou.

O secretário executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Fábio Trigueirinho, ressaltou a necessidade de investimentos no setor de logística do País, o que pode, inclusive, elevar a competitividade para os exportadores.

O consultor para Logística e Infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antonio Fayet, afirmou que alguns custos poderiam ser eliminados, como os tributos de pedágio. "Se tiramos a tributação, reduzimos em 20% os custos, sem prejudicar a concessionária e gerando uma maior quantidade de estradas pedagiadas", disse. "Acredito que a tributação destes instrumentos, como a infraestrutura, são completamente inadequadas", disse.

"Precisamos definir o que queremos. As concessões são uma saída", disse o presidente executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), César Borges. Ele salientou, ainda, que todas as concessões para escoar a produção do agronegócio estão em novas fronteiras agrícolas.

Logística não segue avanço do agronegócio

O agronegócio brasileiro "cresceu a passos largos nos últimos 50 anos", se destacando como o segundo maior exportador do mundo, porém, a infraestrutura logística não acompanhou essa expansão, afirmou o consultor para logística e infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antonio Fayet. "Crescemos e exportamos muito, mas ainda gastamos demais com logística." Segundo ele, a logística está sufocando a produção rural, não apenas para o agricultor, mas para toda a cadeia produtiva.

Fayet estava entre especialistas, empresários e autoridades que participaram do fórum Logística e Infraestrutura no Agronegócio, realizado ontem, em São Paulo – uma parceria do Estado com a CNA.
Para o presidente executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), César Borges, essa defasagem se dá porque o Brasil investiu pouco em infraestrutura nos últimos anos. "Se comparamos o investimento de 2013 até hoje, a redução é de mais de 50%, o que agrava um problema crônico do País", disse Borges.

"Nossa infraestrutura logística foi construída antes da explosão do agronegócio", explica o presidente da CNA, João Martins da Silva. Ele afirmou que o agronegócio brasileiro dentro da porteira é capaz de produzir mais e melhor, mas para fora é "um pesadelo". O executivo citou que são milhares de quilômetros de caminhão em rodovias precárias e portos congestionados. "Essas condições elevam em 25% o valor do frete e no Norte chega a 35%", afirmou. "Pelo menos 60% da carga é transportada por estradas." João Martins comentou ainda que os modais mais recomendados, como o ferroviário e o hidroviário, são pouco usados. "Esses modais têm capacidade mais elevada, são menos poluentes e têm custos muito menores."

Todos concordaram que grande parte da produtividade do agronegócio brasileiro, resultado de pesquisas e investimentos do produtor, se perde no trajeto da fazenda até o porto – são mais de 1.500 km em trechos terrestres. Segundo Fayet, da CNA, um terço da produtividade do campo é gasto com logística. "A logística sufoca o desenvolvimento do agronegócio."

Concessões

Os desafios do agronegócio, em especial no momento em que a economia começa a se recuperar de uma recessão, exigem soluções duradouras e, nesse cenário, as concessões surgem como prioridade. "Há muito tempo não se dá ao setor a importância que ele merece", disse Borges, presidente executivo ABCR. "A concessão nasceu da falta de recursos dos governos", argumentou.

"Sabemos da situação em que o governo se encontra, então, sabemos que no curto prazo investimento estatal não vai acontecer. Acho que é fundamental a iniciativa privada para o desenvolvimento da logística e infraestrutura no Brasil", afirmou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos.

Para o diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, o desafio do setor produtivo em logística é constante. O presidente executivo da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Luiz Baldez, explicou que seria mais eficiente se o dinheiro investido em políticas de subsídios à safra agrícola fosse revertido para reduzir o custo de infraestrutura. "Essa conta precisa ser feita pelo Estado." Fábio Trigueirinho, secretário executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), concorda: É mais importante investir em infraestrutura do que subsidiar sua ineficiência".


Fonte: Agência Estado

Leia também
Buscar Notícias Sala de Imprensa
Por data
De:
Até: