Índice ABCR
aguarde... carregando dados para apresentação
Notícias seta
Fique Atento
BuZum!, ônibus que se transforma em teatro, realiza 28 apresentações para alunos do Vale do Paraíba
29-09-2017
Espetáculo ‘Mamulengo’, de projeto apoiado pela CCR NovaDutra e apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, realiza itinerância em 19 cidades

Cerca de 1.400 alunos das cidades de Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Silveiras, no Vale do Paraíba, recebem, na próxima semana, 28 apresentações gratuitas do espetáculo 'Mamulengo', com a itinerância do BuZum!, ônibus que se transforma em teatro. A itinerância acontece até o mês de novembro, com dois novos espetáculos: Mamulengo e Que lixo é lixo?. Alunos da rede pública de ensino de 19 cidades paulistas e fluminenses participam da itinerância apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet.

 

No total, serão encenadas 182 sessões de Mamulengo e 84 sessões de Que lixo é lixo?, totalizando 266 sessões gratuitas, em 19 cidades. As peças abordam os temas sustentabilidade, consumo consciente, meio ambiente e as tradições nordestinas. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia, com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão.

 

Concebido por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, o espetáculo Que lixo é lixo? tem direção de Wanderley Piras. Com objetos cênicos desenvolvidos a partir de embalagens descartáveis como caixas de leite, garrafas pet e latas de alumínio, a peça mostra as consequências do consumo exagerado de produtos e do descarte incorreto de resíduos. O enredo envolve dois astronautas que, durante uma viagem espacial, percebem que nosso planeta está sufocado com o lixo gerado pelo homem. Ao retornarem à Terra, os astronautas contam às crianças os estragos causados pelo lixo, ressaltando, de forma lúdica e divertida, a importância de reutilizar e reciclar o que chamamos de 'lixo'.

 

O enredo de Mamulengo, por sua vez, envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano e mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas. João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, como caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo. Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a "Capital do Mamulengo". O texto é assinado por Beto Andreetta e a direção está a cargo de Wanderley Piras.

 

Serviço

 
BuZum! apresenta espetáculo 'Mamulengo' no Vale do Paraíba
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Capacidade: 50 alunos por sessão

 

Cachoeira Paulista
Dias: 2/10 (segunda-feira)
Local: EMEF Professor Joaquim Monteiro da Silva - Rua Manoel Rodrigues Fontes, nº 87, Vila Carmem.
Horários: 9h/9h40/10h20/11h/13h30/14h10/14h50

 

Cruzeiro
Dias: 3 e 4/10 (terça e quarta-feira)
Local: Prefeitura Municipal de Cruzeiro - Rua Capitão Neco - nº 118, Centro
Horários: 9h/9h40/10h20/11h/13h30/14h10/14h50

 

Silveiras
Dias: 5/10 (quinta-feira)
Local: EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent – Av. Governador Carvalho Pinto, nº 448
Horários: 9h/9h40/10h20/11h/13h30/14h10/14h50

 

Dias: 6/10 (sexta-feira)
Local: EMEIEF Aurora de Andrade Cardoso - R. João Perfeito Siqueira, nº 20 - Bairro dos Macacos
Horários: 9h/9h40/10h20


Fonte: CCR NovaDutra

Leia também
Buscar Notícias Sala de Imprensa
Por data
De:
Até: