Índice ABCR
aguarde... carregando dados para apresentação
Notícias seta
Releases e Notas
Projeto que incentiva a leitura chega a 39 mil alunos e professores de Minas e São Paulo
17-05-2017 18:32
Com produção e distribuição gratuita de livros educativos da Turma do Pererê, personagem de Ziraldo, concessionária busca envolver o público-alvo nos temas relacionados à cultura, trânsito e cidadania

Alunos e professores de municípios lindeiros às rodovias administradas pela AB Triângulo do Sol, receberam em abril e maio o Nossa Via, projeto patrocinado pelo Grupo AB Concessões, por meio das Leis de Incentivo Fiscal. O projeto consiste na produção e distribuição gratuita de livros educativos da Turma do Pererê, criação do cartunista Ziraldo, para estudantes e professores de escolas da rede pública de ensino. Os livros contêm histórias e lições que envolvem temas relacionados à cultura, trânsito e cidadania.


A primeira parada da caravana da Turma do Pererê ocorreu em São José do Rio Preto, no Noroeste Paulista. Com um ator caracterizado como o macaquinho Alan, foram entregues exemplares de "OH!! Que aventura!" para 18.950 estudantes de 39 escolas municipais. "O projeto é diferenciado e de altíssimo valor, pois incentiva as crianças a lerem. A criança que tem o hábito da leitura provavelmente se tornará um adulto crítico", elogia a professora da EM Ezequiel Ramos, Michele Santos Magalhães.


Na sequência, São Carlos e Araraquara, na Região Central do Estado de São Paulo, receberam a Turma do Pererê em cinco escolas estaduais e cinco escolas municipais, respectivamente. Mais 3.100 alunos receberam gratuitamente livros de Ziraldo. "Esse tipo de projeto é muito importante porque incentiva leitura, e no ensino fundamental um dos nossos programas de trabalho é desenvolver o interesse pelo livro. O Ziraldo é um autor que a gente já conhece, tem muitas histórias, trabalha bastante com o imaginário infantil", revela a diretora da EMEF Prof.ª Olga Ferreira Campos, Maria José da Silva Julio.


A Turma do Pererê prosseguiu viagem pelo interior de São Paulo e foi recebida pela rede municipal de ensino de Jaboticabal. Ao todo, 3.555 estudantes de onze escolas deram gargalhadas com Alan e também voltaram para casa com lições importantes. As entregas dos livros terminaram em Matão, alcançando mais 7.510 alunos de seis escolas municipais. "Acho que vou me divertir muito com essa turminha, vou descobrir historinhas legais", diz o aluno da EMEF Prof. Antonio Carlos Manzini, Igor Augusto Conzi, de 9 anos.

Os livros da Turma do Pererê já beneficiaram mais de 12 mil alunos e professores em Minas Gerais, no trecho sob concessão da AB Nascentes das Gerais. Na primeira etapa em São Paulo, no trecho da AB Triângulo do Sol, foram entregues aproximadamente 27 mil livros. Ainda este mês, o Projeto Nossa Via chegará a escolas de Campinas, Indaiatuba, Salto, Itu e Sorocaba, municípios lindeiros às rodovias administradas pela AB Colinas. "Com este projeto, esperamos que as crianças também possam ser formadoras da conscientização dos pais, familiares e integrantes das comunidades onde residem", explica a coordenadora de comunicação e ouvidoria da AB Concessões, Carolina Piepke.

 

 

 

 

 


Fonte: AB Triângulo do Sol

Leia também
Buscar Notícias Sala de Imprensa
Por data
De:
Até: