Índice ABCR
aguarde... carregando dados para apresentação
Notícias seta
Releases e Notas
Arteris capacita professores para promover a humanização no trânsito e a sustentabilidade
20-03-2017 16:49
Ação marca início das atividades do Projeto Escola Arteris e Viva Meio Ambiente em 2017. Programas atendem mais de 286 mil alunos da rede pública de ensino

Entre os dias 05 e 08 de março, 98 professores da rede pública de ensino do interior de São Paulo participaram de um grande evento de capacitação voltada para a educação no trânsito e sustentabilidade. A ação foi promovida pela Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do país, por meio dos programas Projeto Escola Arteris e Viva Meio Ambiente. Juntas, as iniciativas mobilizam mais de 286 mil estudantes em cinco estados. 

“A capacitação é um elemento-chave do Projeto Escola Arteris e Viva Meio Ambiente. É nesse momento que os educadores conhecem os programas, a metodologia e materiais pedagógicos, além de elaborarem diversos projetos para ser aplicados em suas escolas”, explica Maria José Finardi, coordenadora dos projetos educacionais da Arteris.

E o local escolhido também é um retrato do valor dado aos educadores, um diferencial quando se trata da capacitação de profissionais da rede pública de ensino. Professores e outros profissionais de escolas passaram por uma imersão de três dias na Repúbllica Lago, em Leme (SP), um espaço cercado de natureza e com infraestrutura adequada para a realização de uma série de atividades lúdicas.

Participaram da capacitação escolas de 32 cidades atendidas pelas quatro concessionárias estaduais do Grupo Arteris – Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte. Outras três capacitações serão realizadas em março e abril e contemplarão instituições dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Nesse ano, 45 novas escolas – incluindo nove unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – passarão a ser beneficiadas pelos programas e receberão, gratuitamente, um kit com materiais didático-pedagógicos elaborados de acordo com o ciclo de ensino.

 

Por um trânsito mais humano

A segurança dos brasileiros no trânsito hoje é um dos maiores desafios do país. O Brasil está entre os 50 países do mundo que mais registra mortes por acidentes de trânsito, segundo dados do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). São mais de 50 mil pessoas que morrem todos os anos por esse motivo: 136 mortes por dia, cinco por hora.

Cerca de 90% dos acidentes acontecem por negligência humana. Ou seja, são ocasionados por questões comportamentais. Diante deste cenário, a Arteris mantém programas permanentes de conscientização e entre eles está o Projeto Escola Arteris. Com o lema “Educar para humanizar o trânsito”, tem 16 anos de história e por duas vezes foi vencedor do Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito.

“O Projeto Escola forma mais do que futuros motoristas conscientes sobre o trânsito, as regras e o comportamento que preserva a vida. Esse programa prepara as pessoas para o exercício da cidadania e dos direitos e deveres no trânsito”, destaca Alessandra Vasconcelos, gerente de comunicação, marketing e sustentabilidade da Arteris.

Entidades ligadas diretamente à segurança no trânsito são parceiras do Projeto Escola. Marcaram presença na capacitação representantes do comando da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, Governo de São Paulo, Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

 

Meio ambiente em pauta

Sob o guarda-chuva de educação, a Arteris possui projetos que correm em paralelo e procuram trabalhar importantes valores próprios nas comunidades onde opera. Enquanto o Projeto Escola foca seu trabalho na humanização do trânsito e cidadania, o Viva Meio Ambiente aborda prioritariamente o tema socioambiental.

O programa foi lançado em 2009 e atua na mesma plataforma que o Projeto Escola para promover a sustentabilidade ambiental. “O Viva Meio Ambiente reforça comportamentos que os alunos levam para casa, como apagar as luzes ao sair de uma sala, reciclar o lixo e promover a economia no consumo”, explica Maria José Finardi.

A Arteris promove ainda as campanhas Viva, voltadas para conscientização de motociclistas, caminhoneiros, pedestres e ciclistas. Mais informações sobre os projetos educacionais da companhia podem ser acessadas no site www.projetoescolaarteris.com.br.


Fonte: Arteris

Leia também
Buscar Notícias Sala de Imprensa
Por data
De:
Até: