Índice ABCR
aguarde... carregando dados para apresentação
Notícias seta
Releases e Notas
CCR MSVia contribui na capacitação de sargentos do Corpo de Bombeiros de MS
09-03-2017 14:43

Na última quarta-feira (01/03), o coordenador médico do Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU da CCR MSVia, Stephen Reverdito, ministrou aula durante curso de formação de sargentos do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Durante a aula, o médico explanou sobre a retirada de vítimas de acidentes no ângulo zero, técnica inovadora que começa a ser aplicada no Brasil. O procedimento parte do pressuposto de que o resgate deve acontecer tendo a cabeça da vítima como referência, buscando preservar ao máximo o alinhamento da coluna cervical.

Segundo Stephen Reverdito, o conhecimento de técnicas a do ângulo zero foi adquirido nas recentes competições de resgate em que as equipe que representavam MS puderam participar.  A proposta é contribuir para que tais técnicas sejam reproduzidas nas ocorrências atendidas no dia-dia.

“Na medida em que divulgamos essas técnicas, contribuímos para ampliar sua aplicação, aumentando a segurança na cena, trazendo mais conforto para as vítimas e diminuindo os riscos de sequelas nos acidentes”, afirma o médico.

Reverdito integrou a equipe sul-mato-grossense que foi campeão do Desafio Mundial de Resgate, realizado em outubro do ano passado em Curitiba (PR). Além do médico da CCR MSVia, participaram socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do próprio Corpo de Bombeiros de MS. Eles foram os campeões na prova de manobra rápida, ficando à frente de equipes de resgate de 18 países.

“Aquela conquista só foi possível devido à integração entre os órgãos de resgate”, destaca Reverdito. “Por meio de treinamentos e cursos como esse, vamos aprimorando as técnicas e, consequentemente, proporcionando mais eficácia e rapidez em uma ocorrência”.


Fonte: CCR MSVia

Leia também
Buscar Notícias Sala de Imprensa
Por data
De:
Até: